Saúde e segurança no trabalho durante uma pandemia


Antes de falar do mundo pós-pandemia é necessário colocar em prática as recomendações dos órgãos da saúde hoje.


O impacto da pandemia no mundo do trabalho trouxe mudanças expressivas e muitos especialistas apontam que algumas tendências que eram previstas para um futuro do trabalho tornaram-se cruciais para a manutenção da economia, como o home-office e processos seletivos onlines.

Os cuidados necessários ao combate do Coronavírus foram estabelecidos pela Portaria Interministerial nº 20 do Ministério da Economia e da Saúde atualizada em junho, visando o controle em ambientes compartilhados de trabalho.

Portanto, a Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho ganhou destaque e desempenha protagonismo neste delicado momento. Pois, além de garantir os cuidados com a saúde dos trabalhadores é necessário adaptar-se ao novo cenário utilizando-se das tecnologias.
 

Desde o início da pandemia os serviços essenciais não pararam, e este é o caso da saúde, segurança pública, indústrias entre outros. Gestores buscam manter as atividades dos seus setores enquanto preocupam-se com a vida de seus trabalhadores.

Abaixo falamos tanto das diretrizes dadas pelos órgãos da saúde, quanto das tendências globais para o novo futuro e presente do trabalho.


Diretriz da Saúde e Segurança  do Trabalho
Os cuidados necessários ao combate do Coronavírus foram estabelecidos pela Portaria Interministerial nº 20 do Ministério da Economia e da Saúde atualizada em junho, visando o controle em ambientes compartilhados de trabalho.

Entre estes destacam-se: 

  • Os recursos para higienização e as orientações básicas para tal devem ser disponibilizadas pelo empregador e respeitadas por seus trabalhadores;

  • Outro ponto fundamental é o controle por meio de ações e testes para identificar contaminação do quadro de funcionários;

  • Quando trabalhadores apresentarem suspeita ou confirmação através de exame laboratorial, tanto de Covid-19 quanto de SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave, o afastamento é obrigatório, assim como aqueles que tiveram contato com pessoas nessa condição.

  • Quando o trabalho envolver atendimento ao público, o ideal é manter o agendamento prévio  e organizar o ambiente respeitando o distanciamento mínimo recomendado de um metro entre cada pessoa.
     

As diretrizes completas você acessa no Diário Oficial da União na Portaria Conjunta Nº 20, de 18 de Junho de 2020.


Mudanças e novas tendências no Trabalho
Segunda a especialista Susan Hayter, Sênior em Relações Especiais Industrial, a drástica crise econômica vinda em decorrência da pandemia aumentou as taxas de desemprego.

Para driblar esta situação, não apenas medidas como home-office e turnos alternados foram preciso, mas também para os trabalhos que são presenciais nota-se a uma flexibilização em horários e acordos.

Além disso, ressalta a importância de utilizar ferramentas de gestão de produtividadeacompanhar as mudanças nos processos de seleção e a continuidade de turnos de trabalhos alternados.

transformação digital alinhada com as boas prática de saúde e segurança, fazem parte da nova realidade do trabalho e devem ser vistas como prioridade pela gestão de Saúde  e Segurança  do Trabalho.


Você conhece o METRA WEB - o melhor software para gestão SST? Estamos quase 4 décadas  no mercado levando eficiência, integração e simplificação para seu negócio.

 

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)

Acompanhe nossas redes
@metraweb_

www.metraweb.com.br

 


Contato Comercial 0800 707 5900
Contato de Assistência 0800 704 1133
Fixo Geral 35 3729 9900
www.soitic.com
       
Todos os direitos reservados - Indoor Web é uma marca sob os direitos do Grupo Soitic.