- Publicado em
- 23/08/2021
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Prezado colaborador usuário do Sistema de Soluções LABSYS WEB,
Vem aí o UPGRADE 2016 e com ele o CERTIFICADO DIGITAL, saiba mais:
Certificado Digital (assinatura digital)
A Anvisa publicou a Resolução nº 30, de 24 de julho de 2015, que determina que o laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem garantir a autenticidade e a integridade do laudo emitido. Desta forma, a assinatura do profissional que o liberou deve ser manuscrita ou em formato digital, com utilização de processo de certificação na forma disciplinada pela Medida Provisória n.º 2.200-2/2001 (certificado digital). Em resumo a técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura. Para utilizar a assinatura digital, primeiro é necessário adquirir um certificado digital.
Um Certificado Digital normalmente contém as seguintes informações:
- Sua chave pública (para mais informações;
- Seu nome e endereço de e-mail; - A validade da chave pública;
- O nome da empresa (a Autoridade Certificadora - CA*) que emitiu seu Certificado Digital;
- O número de série do Certificado Digital;
- A assinatura digital da CA.
A solução Labsys possui a integração com o certificado digital, garantindo a autenticidade do documento, sua integridade e o não repúdio — quem o assinou não pode, posteriormente, negar que o fez, sendo assim a assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida.
— seguindo os processos de certificação digital estabelecidos pela MP 2.200-2/2001.
Para utilizar a assinatura digital, primeiro é necessário adquirir um certificado digital. Neste link você pode obter mais informações de como escolher uma Autoridade Certificadora e quais os passos para contratar o seu certificado. Após o recebimento do arquivo de certificado digital, (como padrão deverá ser utilizado o Modelo A1) o mesmo deve ser instalado em seu computador.
Para utilizar seu certificado na solução Labsys, siga os passos a seguir:
No Labsys, acesse o menu Configurações -> Ambiente. Como mostra a figura abaixo:
Na tela de Configurações de Ambiente, marque o campo em vermelho Utilizar Certificado Digital, em seguida clicar na opção Configurar, como mostra a figura abaixo:
Na tela Certificado Digital: Configuração insira o número de serie do Certificado Digital instalado em seu computador e clique em OK, como mostra a figura abaixo. Será exibida uma mensagem informando que a configuração foi realizada com sucesso.
OBSERVAÇÕES: Antes de gerar as amostras com seus respectivos resultados, devem-se acessar os cadastros dos Médicos Solicitantes e os cadastros dos Pacientes e verificar se o campo CPF está devidamente preenchido. Caso contrário não será possível gerar a assinatura digital em seus laudos. Para alterar o cadastro dos médicos solicitantes, acesse a opção Configurações -> Médicos. Selecione os médicos e clique em Editar. Altere o campo conforme imagem abaixo:
Já para alterar o cadastro do paciente, clique no botão Cliente ou acesse a opção Atendimentos -> Clientes. Selecione o paciente e clique em Editar. Informe o CPF correto conforme abaixo:
Após essas configurações, sua solução Labsys já está pronta para utilizar o certificado digital. A partir de agora, ao emitir um resultado de qualquer exame, o mesmo será assinado digitalmente com um hash. Veja abaixo como será impresso seu resultado com a assinatura digital:
Em breve você receberá o seu UPGRADE LABSYS WEB 2016. Neste material estão contidas informações sobre todas as inovações do seu sistema de soluções LABSYS WEB 2016, cursos atualizados, vídeos institucionais e jogos interativos.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco pelo www.vip.soitic.com no link Agendamento ou pelo 0800 707 5900.
Foi um prazer estar com você!