- Publicado em
- 23/08/2021
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Veja o que é necessário para escolher um software que atua de forma rápida e eficaz na gestão de clínicas.
O que é um bom software? A qualidade de um software é analisada a partir de requisitos básicos da engenharia de software, mas também deve-se levar em conta as necessidades específicas de cada setor. Para a gestão de clínicas, não é diferente! Quem busca por um software eficiente para automatizar e agilizar setores e fluxos de trabalho deve fazer uma pesquisa minuciosa antes de tomar a decisão de comprar.
Descubra neste artigo as cinco características principais que vão orientar você a escolher o melhor software para sua clínica médica. Histórico do fornecedor do software Na hora de pesquisar, iremos encontrar uma variedade de softwares novos no mercado. É fundamental fazer uma análise mais aprofundada sobre a empresa que oferece a solução, se ela tem a experiência necessária neste mercado e buscar por referências. Muitas empresas surgem e desaparecem, não fique na mão.
Segurança na informação e conformidade
As informações clínicas (prontuários) inseridas em um software de gestão devem ser muito bem armazenadas e principalmente seguras. Não permitindo em hipótese alguma invasões de hackers, vazamento de informações ou perda de dados.
Por isso, escolha um software que trabalhe com segurança de acesso e esteja em constante atualização para evitar intrusões e ameaças. O que faz um software ser realmente seguro não é apenas sua estrutura de banco de dados, mas também realizar backups de segurança e conter níveis de acesso e segurança nas autenticações de usuários. Caso seja online os dados devem estar hospedados em servidores seguros, blindados contra ataques hackers e, principalmente ter redundância. Quando o contrato for rompido é fundamental que os dados sejam disponibilizados para você. Outro ponto importante, o sistema de soluções escolhido deve estar de acordo com as legislações pertinentes, principalmente a do CFM, ANVISA e ANS.
Suporte e evolução do sistema
Um software que conta com um suporte adequado permite uma implementação mais rápida e com poucos transtornos. A assistência ao cliente não é apenas durante sua instalação, mas em todas as horas que forem requisitados os serviços de especialistas. Soma-se a isso, a constante necessidade de evolução do sistema, feita por desenvolvedores a fim de aprimorar os serviços e sistemas oferecidos.
Capacitação e treinamentoCapacitar e treinar permanentemente os funcionários é mais do que um protocolo obrigatório, é o que garante a operação harmônica e eficiente do sistema de soluções. A mudança de cultura, seja no momento de implementação do software ou na hora de mudar de um para outro, exige cuidados que a empresa fornecedora do sistema deve oferecer. Assim seus usuários podem ficar mais confortáveis e seguros para realizar a mudança.
Funcionalidade e integração
O software deve contar com funcionalidades realmente significativas e que atendam as necessidades do cliente, integrando os processos da clínica. Não pode deixar de ser funcional, fácil e prazeroso de usar. Por isso, suas funcionalidades devem adaptar-se e seguir o fluxo de informações e processos da rotina da clínica.
Opte por sistemas multi tarefas, multi funções e multiusuários.
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