- Publicado em
- 23/08/2021
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Saiba o que fazer para que a seguradora cubra os danos causados por enchentes
Nas últimas semanas, fortes chuvas deixaram cidades como a do Rio de Janeiro em estado de calamidade e muitas pessoas ficaram desabrigadas por conta das enchentes. Esse cenário é comum durante o Verão – período em que as chuvas ficam mais frequentes – e junto com casas e imóveis, as pessoas acabam perdendo os carros, que ficam danificados pela água.
De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os consumidores que tiverem seguro de automóvel podem ficar um pouco mais tranquilos caso se deparem com o veículo boiando na enchente, pois, desde 2004, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) obriga que as operadoras ofereçam cobertura para carros que sejam atingidos total ou parcialmente por enchentes.
O primeiro passo quando o carro sofre algum dano devido a alagamentos é entrar em contato com a seguradora. Será realizada uma vistoria e se o dano for parcial, o seguro cobrirá somente o custo do conserto. Já se houver perda total, a seguradora desembolsará o valor integral do veículo, sem desconto de franquia.
No entanto, muitos segurados ainda têm dificuldades na hora de serem ressarcidos pelo prejuízo e o motivo é quase sempre o mesmo: o questionário preenchido pelo consumidor. Caso o motorista tenha informado que o carro fica sempre em estacionamento e o prejuízo com a enchente acontecer justamente quando o carro está estacionado na rua, por exemplo, ele perde o direito de receber o seguro.
Para resolver esse problema, o ideal é preencher o formulário com sinceridade. Sim, algumas respostas, como informar que estaciona o carro na rua, deixam o seguro mais caro, mas o segurado não corre o risco de não ser reembolsado por ter sofrido o incidente quando o carro estava em uma situação diferente da informada.
A Proteste – Associação de Consumidores ainda recomenda que o motorista tome alguns cuidados extras quando for atingido por uma enchente, como dispensar o serviço de guinchos particulares e esperar pelo serviço da seguradora. “Caso o carro precise ser retirado do local, chame a seguradora para acompanhar todo o procedimento e não faça reparos antes de avaliação da operadora, pois assim, o consumidor garante que não irá ficar sem o seguro”, explica a coordenadora institucional da Associação, Maria Inês Dolcci.
Lembre-se sempre de ler com atenção o contrato antes de assinar, e caso haja alguma dúvida, mostre o documento para algum advogado. O Idec ainda reforça que os órgãos públicos não se responsabilizam por nenhum prejuízo causado por enchentes.
Fonte: InfoMoney.