Dia Mundial do Meio Ambiente

A preservação ambiental através do avanço tecnológico


Dia Mundial do Meio Ambiente

O acesso a eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem aumentado na mesma proporção da nossa necessidade de consumo. Por isso, seja pelo aumento da quantidade de carros que ocupam as ruas, seja pela quantidade de televisões encontradas nas residências ou até mesmo pela troca recorrente de celulares, o meio ambiente tem sido severamente afetado.

Felizmente, nem tudo está perdido.

Por conta de demandas da sociedade, em muitos níveis já mobilizada frente às questões ambientais, os fabricantes e idealizadores dos avanços tecnológicos diários, se preocupam cada vez mais com o meio ambiente.

Você deve se lembrar de que, até bem pouco tempo atrás, nossas geladeiras consumiam uma quantidade enorme de energia. Considerando as circunstâncias atuais frente a essa questão, os empreendedores começaram a buscar soluções para minimizar o desperdício.

Sabe aqueles adesivos nas geladeiras com a letra A bem grande? Então, eles servem para demonstrar que um determinado modelo de geladeira gasta menos energia que outro, que porte um adesivo com as letras B ou C. E esse é apenas um dos milhares de exemplos de tecnologia a favor do meio ambiente.

E como esse, a cada dia que passa, são criados novos avanços que procuram aliar tecnologia à preservação ambiental. Carregadores e despertadores movidos à energia solar são exemplos de como pequenas soluções podem fazer uma grande diferença na economia e na preservação do meio ambiente. E como eles, já existem vários outros produtos que, se incorporados ao nosso cotidiano, podem produzir efeitos semelhantes, como: lâmpadas mais econômicas, carros híbridos e elétricos etc., bem como tecnologias que fazem uso de fontes alternativas de energia, como a solar ou a eólica, por exemplo. Além disso, cientistas e pesquisadores continuam a desenvolver alternativas tecnológicas de baixo impacto ambiental, como: computadores biodegradáveis, carros recicláveis e celulares mais econômicos.

Esperamos que essa consciência ambiental cresça cada vez mais e que nossa necessidade de consumir não seja maior que a nossa vontade de cuidar do ambiente em que vivemos.

 

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br

Talvez você goste:

Agilidade e a Precisão
  • Publicado em
  • 27/04/2021
Agilidade e a Precisão
Engrenagens para o sucesso
  • Publicado em
  • 05/02/2021
Engrenagens para o sucesso