Como a tecnologia atua na saúde

Básica e primária


Como a tecnologia atua na saúde

Os debates sobre as transformações da saúde na era digital ganham cada vez mais espaços no Brasil, envolvendo as diversas faces que integram o setor. Muitas empresas e instituições protagonizam eventos para tratar da tecnologia e da inovação e o foco no humano, atenção primária e básica, telemedicina e outros temas que permeiam as inúmeras mudanças na assistência ao paciente vêm ganhando espaço. Mais do que simplesmente demonstrar os inúmeros e velozes avanços das máquinas e descobertas para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, é fundamental discutir também os desafios que isso tudo representa num país com tantas peculiaridades.

Um exemplo de destaque está no debate sobre tecnologia na Atenção Primária à Saúde, a chamada APS, e também na Atenção Básica, foco central das necessidades do setor para grande parte da população. Nesse campo, a eficácia maior da evolução tecnológica está na capacidade de armazenar e fazer a gestão de dados, antecipar fluxos e desafogar o sistema. Com a administração de informações pelas soluções digitais é possível evitar o desperdício e o mau uso dos recursos, é viável o manejo adequado dos pacientes com doenças crônicas e a promoção da efetiva prevenção, monitorando as pessoas, auxiliando os médicos com prontuários atualizados, antecipando necessidades e indicando hábitos básicos para uma vida mais saudável, para o despertar do autocuidado.

Dessa forma, desfaz-se a ideia de que tecnologia na saúde é apenas para atender parcela dos brasileiros com acesso a planos de saúde ou atendimento particular. A inteligência artificial está cada vez mais à disposição. Através dela, os pesquisadores alimentam o sistema com uma quantidade grande de dados e o computador rapidamente encontra padrões e faz associações para analisar os casos, ajudando o médico a tomar decisões mais resolutivas.

Assim, entre suas vantagens está também facilitar o trabalho dos médicos dos postos de saúde que, em posse de um prontuário completo do paciente, têm uma visão global do problema. Além disso, conhecer o histórico de quem está atendendo, sem depender de longos questionários a cada consulta ou retorno reduz o problema de receitar medicamentos inadequados, entre outros benefícios. 

Todas essas respostas são ainda mais essenciais quando se leva em consideração que a Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da qualidade de vida. Portanto, deve ser cada vez mais o foco do desenvolvimento de soluções tecnológicas, que possam, de fato, ser chamar democráticas e igualitárias.

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