Saiba como agir em períodos de enchentes e previna doenças

Quando acontece uma enchente pensamos primeiro na segurança, sair da correnteza e de áreas de risco, mas, muitas vezes, esquecemos de alguns cuidados...


Saiba como agir em períodos de enchentes e previna doenças

Saiba como agir em períodos de enchentes e previna doenças

 

 

Quando acontece uma enchente pensamos primeiro na segurança, sair da correnteza e de áreas de risco, mas, muitas vezes, esquecemos de alguns cuidados com a saúde. Nesse período de enchentes casos de doenças como a leptospirose e a dengue, costumam aumentar.

Leptospirose

A leptospirose é transmitida pela urina de ratos e se mistura a água dessas áreas alagadas. Por isso, entrar em contato com enxurradas e enchentes aumenta muito o risco de se contaminar com a doença, se a pessoa tiver um ferimento (ou lesão), o risco de contaminação cresce ainda mais. Os animais domésticos também podem ser contagiados e os sintomas da leptospirose (febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, vômitos, diarréia e tosse, são os mais comuns) aparecem de 7 a 14 dias, após o contato com a urina do animal infectado.

Por isso, nada de deixar as crianças brincarem em água de chuva! Para limpar as áreas alagadas a melhor forma é com água sanitária, que deve fica agindo no local por cerca de 30 minutos.

Animais peçonhentos

Quem mora próximo a áreas verdes possui outra preocupação. A inundação desabriga animais como cobras, aranhas e escorpiões. Dessa forma, toda atenção é fundamental! Em caso de picadas dirigi-se imediatamente à Unidade de Saúde mais próxima à sua casa. Procure identificar qual o animal – MAS NÃO TENTE CAPTURÁ-LO – o socorro deve ser imediato, principalmente no caso de crianças e idosos.

Dengue

Mesmo depois da enchentes/alagamento é preciso continuar atento. Nessa época do ano o calor e as chuvas (que tem como consequência o acumulo de água em locais como terrenos baldios, por exemplo) aumentos os índices de dengue em todo o país. Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a melhor forma de combater a doença é evitando a procriação de seu transmissor. Por isso, após uma chuva elimine qualquer recipiente com água parada.

No caso de se sentir febril por até 7 dias e com ao menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Procure um hospital imediatamente.

Talvez você goste:

Agilidade e a Precisão
  • Publicado em
  • 27/04/2021
Agilidade e a Precisão
Engrenagens para o sucesso
  • Publicado em
  • 05/02/2021
Engrenagens para o sucesso